Um Desafio Chamado Greening

Esse é o tema mais relevante da citricultura atualmente: Como lidar com o avanço do Greening? Já abordamos várias vezes o assunto aqui no blog com posts sobre o que é essa doença, como combatê-la, avanço das pesquisas, entre outros. Isso mostra o quanto essa doença vem afetando os pomares e o quão é importante tomarmos as medidas necessárias para combatê-la.

O HLB, popularmente conhecido como Greening, tem avançado bastante nos pomares brasileiros e preocupado muito os citricultores. Por ser uma doença de difícil detecção inicialmente (quando ela é detectada a planta já está contaminada e pode ter contaminado as plantas vizinhas), o manejo preventivo é a principal forma de ação contra o Greening.

As medidas comprovadamente eficazes são: adquirir mudas sadias, de viveiros certificados; implantação de quebra-ventos na área do pomar; pulverização de inseticidas na plantas; monitoramento do psilídeo (vetor) na área plantada através de armadilhas e inspeções visuais; e eliminação de plantas doentes. Essas são as medidas que tem surtido efeito até o momento. Infelizmente ainda não existe nenhum cultivar resistente ou produto capaz de eliminar a bactéria do HLB da planta. Com um manejo eficaz e muita atenção o produtor consegue conduzir seu pomar e evitar maiores prejuízos.

Caso o produtor tenha qualquer dúvida nossa equipe está à disposição. Estamos juntos nessa luta contra o Greening!



× Whatsapp