Novidades no Combate ao Greening

O Greening, nome popular da doença conhecida como HLB, vem há anos preocupando e afetando a produção de laranja no Brasil e no mundo. Com origem na China, a doença é causada por uma bactéria e transmitida por um inseto, o psilídeo.

O controle hoje consiste em identificar e eliminar as plantas doentes, além de pulverização com produtos a base de Imidacloprido ou Tiametoxan. Mas uma nova pesquisa que vem sendo realizada por pesquisadores da Universidade da Califórnia Riverside mostra que há a possibilidade de novas frentes de combate ao Greening.

De acordo com estudos apresentados foi utilizada uma molécula de uma variedade de citrus selvagem que seria capaz de eliminar a bactéria do sistema da planta. Essa nova técnica apresentada utiliza um peptídeo antimicrobiano encontrado no limão australiano. Caso continue apresentando resultados promissores, esse método será mais eficaz e financeiramente mais viável em comparação com os tratos e manejos utilizados atualmente.

Que boas notícias continuem aparecendo para que consigamos ao menos controlar essa doença que afeta muito os pomares de citrus em todo o Brasil e causa prejuízo enormes. Enquanto isso é importantíssimo manter as medidas de prevenção e controle, como adquirir mudas sadias de viveiros credenciados, fazer as pulverizações recomendadas e erradicar plantas doentes.

Fonte: CitrusBR



× Whatsapp