Variedades

AS MELHORES SELEÇÕES DE COPA E PORTA-ENXERTO

A Agricitrus produz e comercializa as principais variedades de citros cultivadas no Brasil, incluindo laranjas, tangerinas e lima ácida, entre outras. O diferencial é a seleção dos melhores porta-enxertos e variedades de copa para a produção de mudas de alta qualidade.

ORIGEM DO MATERIAL PROPAGATIVO UTILIZADO
As sementes e borbulhas utilizadas pela Agricitrus são adquiridas de instituições oficiais ou particulares credenciadas junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento – SEAB, como por exemplo, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR Paraná e o Instituto Agronômico de Campinas – IAC.

Abaixo estão as principais variedades de copa produzidas pela Agricitrus:

Copa

Laranja Folha Murcha

Tipo: Laranja comum
Características: Variedade com boa resistência ao cancro citrico. É provavelmente uma mutação da laranja Valência. Frutos com poucas sementes e polpa com muito suco. Ótima qualidade para indústria e consumo in natura. Maturação tardia.

Copa

Laranja IAPAR 73

Tipo: Laranja comum
Características: Frutos de polpa com muito suco e de colaração amarelo claro. Entra rapidamente em produção, e com alta produtividade. É uma variedade de boa qualidade para indústria. Maturação precoce.

Copa

Laranja Natal

Tipo: Laranja comum
Características: Variedade selecionada a partir da laranja Valência. Os frutos contêm poucas sementes e polpa com muito suco. Muito boa qualidade para indústria e consumo in natura. Maturação tardia.

Copa

Laranja Pêra

Tipo: Laranja comum
Características: Variedade mais plantada no Brasil. Frutos firmes e polpa com muito suco, com boa qualidade de bancada. Muito boa qualidade para indústria, e mercado in natura interno e externo. Pode produzir frutos temporãos. Maturação de meia estação.

Copa

Laranja Rubi

Tipo: Laranja comum
Características: Plantas de porte médio com densa folhagem e boa produtividade. Frutos de tamanho médio com baixo teor de acidez, polpa de cor laranja intenso e com muito suco. Muito boa qualidade para indústria, e mercado in natura interno. Maturação de meia estação.

Copa

Laranja Valência

Tipo: Laranja comum
Características: É a variedade de laranja mais cultivada no mundo, se adaptando bem em todas as regiões citrícolas. Os frutos possuem poucas sementes e polpa com muito suco. Muito boa qualidade para indústria e consumo in natura. Maturação tardia.

Copa

Laranja Valência Americana

Tipo: Laranja comum
Características: Planta altamente produtiva. Frutos de polpa com muito suco e com poucas sementes. É uma variedade de boa qualidade para indústria. Maturação precoce.

Copa

Mexerica Emperor

Tipo: Mexerica
Características: Plantas altamente produtivas, com frutos médios e firmes. O óleo da casca tem alto valor comercial. Muito boa qualidade para consumo in natura, mas os frutos perdem qualidade rapidamente após a colheita. Maturação precoce.

Copa

Mexerica Montenegrina

Tipo: Mexerica
Características: Frutos semelhantes às demais mexericas. O óleo da casca tem alto valor comercial. Muito boa qualidade para consumo in natura, mas os frutos perdem qualidade rapidamente após colheita. Maturação de meia estação.

Copa

Mexerica do Rio

Tipo: Mexerica
Características: Plantas altamente produtivas, bem adaptada ao clima tropical. Frutos de tamanho médio. Óleo da casca tem alto valor comercial. Polpa com muito suco, ideal para consumo in natura. Maturação precoce.

Copa

Murcott

Tipo: Tangor (híbrido de tangerina x laranja)
Características: Variedade híbrida, originada do cruzamento de tangerina e laranja doce. Plantas altamente produtivas. Frutos firmes e fáceis de descascar e destinados para o mercado in natura interno e externo. Maturação tardia.

Copa

Ponkan

Tipo: Tangerina comum
Características: Plantas muito produtivas, mas com tendência à alternância de produção. É a variedade de tangerina mais plantada no Brasil. Polpa com muito suco e frutos com muito boa qualidade para consumo in natura. Maturação de meia estação.

Copa

Limão Tahiti

Tipo: Lima ácida
Características: É mais sensível ao frio do que os limões verdadeiros. Plantas muito produtivas. É a variedade mais cultivada no Brasil. Muito boa qualidade para o mercado in natura interno e externo e também para indústria. Maturação precoce.

Principais variedades de porta-enxertos utilizados:

Porta-enxerto

Citrange Carrizo

Características: Vigor médio no viveiro. Alta resistência à gomose e à tristeza, e média à seca. Plantas de tamanho médio. Recomendado para plantio em solos argilosos e arenosos. Susceptível ao declínio, resistente à nematóides e tolerante à morte súbita.

Indicação: Citros em geral, exceto Laranja Pêra.

Porta-enxerto

Citrumelo Swingle

Características: Vigor médio no viveiro. Alta resistência à gomose e à tristeza, e média à seca. Plantas de tamanho médio. Recomendado para plantio em solos argilosos ou arenosos. Resistente à nematóides e tolerante ao declínio e morte súbita.

Indicação: Citros em geral, exceto Laranja Pêra.

Porta-enxerto

Flying Dragon

Características: Baixo vigor no viveiro. Alta resistência à gomose e à tristeza, e baixa à seca. Plantas de tamanho pequeno. Recomendado para plantio adensado em solos argilosos ou arenosos (com irrigação). Resistente à nematóides e susceptível ao declínio.

Indicação: Limão Tahiti.

Porta-enxerto

Limão Cravo

Características: Grande vigor no viveiro. Média resistência à gomose e grande à tristeza e à seca. Início de produção precoce e plantas de tamanho médio. Recomendado para plantio em solo arenoso ou argiloso. Susceptível a nematóides, declínio e morte súbita.

Indicação: Citros em geral.

Não encontrou a variedade desejada?
Baixe nosso portfólio completo ou entre em contato.

× Whatsapp