Pesquisas no Combate ao Greening Avançam

Os últimos dois anos têm sido desafiadores para os produtores de citros. Desde 2019 o clima está totalmente atípico e tem atrapalhado bastante o manejo dos pomares. Mas em contrapartida o consumo de frutas cítricas continuam em alta no mundo todo e os resultados das novas pesquisas para combater o huanglongbing (HLB), conhecido popularmente como greening, tem se mostrado promissores.

O greening, principal doença da citricultura atualmente, surgiu em meados dos anos 2000 e desde então tem causado muita dor de cabeça aos produtores. A forma de manejo para evitar sua disseminação é através da aquisição de mudas sadias em viveiros certificados, plantio de quebra-ventos ao redor do pomar, pulverização de produtos à base de Imidacloprido ou Tiametoxan e erradicação das plantas doentes.

O portal Agrolink produziu uma matéria bem bacana mostrando as linhas de pesquisa no combate ao HLB. A reportagem mostra como pesquisadores estão trabalhando em diversas frentes, tais como plantas modificadas geneticamente e seleção de novos porta-enxertos resistentes, por exemplo. Clicando aqui você acessa a matéria completa, ela é bem curta e rápida para ler, vale a pena!



× Whatsapp