Greening

O Citricultor ama aquilo que faz e não mede esforços para sempre manter sua produção com o melhor rendimento possível, mesmo encarando algumas dificuldades de vez em quando. Mas o que tem tirado, e muito, o sono dos citricultores ultimamente é uma doença chamada Greening. Ela foi primeiro relatada na China no início do século passado. Depois se espalhou para África, Ásia e Oceania… e no começo dos anos 2000 chegou ao continente americano.

O que é o Greening e como é ele se espalha pelos pomares?

Ele está associado a presença de bactérias do gênero Candidatus Liberibacter em tecidos de plantas cítricas. Sua transmissão no campo de tecido doente para sadio ocorre por meio de insetos sugadores de seiva do grupo dos psilídeos. O inseto é contaminado quando se alimenta em uma brotação nova de um ramo doente. Após isso, ele pode locomover-se ao ramo sadio para se alimentar de uma brotação nova, podendo introduzir a bactéria.

O inseto vetor é o Diaphorina Citri. É um inseto muito pequeno e por esse motivo ele tem pequena capacidade de voar. Por isso a área que ele mais fica é nas brotações das plantas. Então, para que a doença chegue no seu pomar provavelmente ela venha através de algum vetor externo (muda contaminada, carro, pessoa, etc…) ou de algum pomar vizinho.

Quais os sintomas e as perdas geradas?

Alguns dos sintomas apresentados são ramos, galhos e folhas com coloração amarelada. Com evolução da doença tem-se a desfolha dos ramos, que com o tempo toma toda a copa, além de seca e morte dos ponteiros. Os frutos ficam deformados, diminuem de tamanho e ocorre uma intensa queda deles, além da maturação irregular interna do produto.

Como faço para prevenir e controlar a doença?

Ainda não existe uma variedade resistente nem um produto químico específico, mas podem ser adotadas algumas medidas como forma de prevenção. Devem ser realizadas inspeções visuais, aplicação de inseticidas e retirada das plantas portadoras da doença. Porém é necessário ter cautela com a aplicação intensa de inseticida. Quando há uma utilização descontrolada de determinado defensivo pode gerar insetos resistentes aos agroquímicos utilizados, além de diminuir a população de insetos benéficos para os pomares, como as abelhas , que são importantes na polinização.

É sempre importantes realizar a limpeza de equipamentos e automóveis que circulam de uma propriedade a outra, conscientizar os vizinhos produtores a adotarem o manejo e os utilizar métodos preventivos adequados em seu pomar contra a doença. Também é essencial adquirir mudas sadias de um viveiro que está bem prevenido e de acordo com as leis de produção de mudas.

O Greening é uma dor de cabeça para o citricultor. Mas cada um fazendo sua parte vamos superar mais esse desafio!



× Whatsapp