É Possível Conviver com o Greening?

A resposta é sim. As medidas de prevenção e combate a doença têm evoluído. Mesmo com o avanço do HLB em regiões produtoras, têm se percebido que em pomares onde os tratos culturais são mais rígidos há menor incidência da doença. Infelizmente uma das maiores regiões produtoras de laranja do mundo ainda continua sofrendo com o greening. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos divulgou dia 12 de janeiro a mais recente estimativa da safra de laranja 2021/2022 na Flórida. E mais uma vez ela foi reduzida em comparação a última estimativa feita em dezembro. A projeção é de 44,5 milhões de caixas, menor número desde 2005.

Essa queda ao longo dos últimos 17 anos está associada diretamente ao avanço da doença nos pomares do estado americano. As medidas adotadas para controle não se mostraram eficazes e isso prejudicou muito os produtores. Houve diminuição na produção em geral e na produtividade, pois as plantas doentes produzem frutos de baixa qualidade.

Aqui no Brasil o estado de São Paulo têm sofrido bastante com o avanço da doença também. Mas diferentemente da Flórida, os produtores paulistas têm adotado medidas reconhecidamente eficazes, como pulverização preventiva e eliminação de plantas doentes. A Fundecitrus tem realizado um trabalho muito importante no acompanhamento e orientação aos produtores. Já no Paraná os produtores têm tomado as precauções necessárias e a doença tem avançado lentamente.

É fundamental que o citricultor não baixe a guarda e continue adotando as medidas de prevenção, como pulverização com produtos à base de Imidacloprido, eliminar as plantas doentes, implementar quebra-ventos ao redor do pomar e adquirir mudas sadias de viveiros certificados, entre outras.

E você citricultor, tem sofrido muito com o greening? Tem aplicado todas as medidas preventivas? Conta pra gente e divida sua experiência.



× Whatsapp