Projeto para Viabilização de Plantio de Citros

Vou plantar citros em minha propriedade, qual o primeiro passo? Essa pergunta é fundamental para todo produtor que opta por plantar citros e também para que o projeto já se inicie com o pé direito. Abordamos já aqui em nosso blog sobre a implementação de um pomar de citros, mas hoje vamos falar um pouco mais sobre o que o produtor deve se atentar e as informações que deve reunir para se programar de forma correta.

Inicialmente, o produtor deve levantar os custos e definir se o investimento será de capital próprio ou através de uma linha de financiamento. Alguns bancos oferecem linhas especiais de crédito rural, como o Banco do Brasil e Sicredi, por exemplo. Para levantar esses custos, o produtor deve considerar o valor que será disponibilizado para a compra das mudas, preparo da terra, adubação, compra de maquinário (se necessário), entre outros custos para o pré-plantio.

Valores que ele também deve considerar são os da manutenção do pomar no pós-plantio: adubação, manejo, aplicação de defensivos, colheita, etc. Além da contratação de um agrônomo ou equipe especializada para fazer o acompanhamento do pomar.

Ao levantar esses valores e organizar seu investimento, o produtor consegue ter uma visão mais ampla de seu projeto e prever seus gastos e retornos. Lembrando sempre que esse planejamento nunca será 100% preciso e ajustes ao longo do tempo são necessários. E também que abordamos aqui de forma superficial o tema, antes de iniciar o projeto procure profissionais especializados.

Nós da Agricitrus ajudamos você, produtor, a se organizar e contamos com parceiros habilitados para lhe auxiliar na  programação do seu plantio. Entre em contato!



× Whatsapp