Implantação de Pomar de Citros

Você sabe por quanto tempo um pomar de laranja pode se manter produtivo? Em torno de 15 a 20 anos. É muito tempo, não é mesmo? Por isso é tão importante se atentar a algumas medidas na hora de planejar seu plantio e garantir um bom desempenho do pomar no decorrer dos anos. A primeira medida que o produtor deve tomar é adquirir mudas de viveiros certificados, pois dessa forma há um controle fitossanitário das plantas através da rastreabilidade do material propagativo utilizado.

Para a implantação atente-se a profundidade das covas, onde o recomendado é que siga as dimensões de 40 x 40 x 40 cm para que a terra da superfície na qual é enriquecida com adubo seja também manejada para a parte mais profunda da cova. É desejável um solo permeável, com boa fertilidade, pouco ácido com o pH entre 5 e 6. O espaçamento entre plantas e entre linhas deve ser decidido levando em consideração a escolha da cultivar da copa e do porta-enxerto, pois é preciso analisar o tamanho da possível copa e sua densidade.

Nos dois primeiros anos é necessário realizar algumas podas para que o desenvolvimento e rendimento da planta sejam melhores. Durante esse período, a retirada dos frutos é recomendada, pois não possui valor econômico e poderá interferir nas produções posteriores. É importante também realizar a poda no porta-enxerto, onde os brotos abaixo da copa são retirados e eliminados. Outra prática importante nesse início do pomar é a poda de limpeza, onde ramos secos ou atacados por pragas são eliminados da planta para que não aconteça a proliferação de uma doença indesejada na área.

O manejo e identificação de pragas e doenças nos primeiros anos do pomar são de grande importância, pois são situações onde pode ocorrer a condenação de plantas, sendo necessário a sua eliminação total. Exemplo de situação é o caso do greening, doença muito agressiva e que pode comprometer todo seu pomar. Atenção produtor, recentemente houve uma alteração na legislação em relação ao manejo que diz que estados onde tem a ocorrência da doença é obrigatória a eliminação de plantas com sintomas até o oitavo ano do pomar.

Para que o seu pomar tenha um excelente rendimento é sempre recomendado que o acompanhamento do pomar seja realizado por um profissional agrícola e garantir que sejam feitos frequentes monitoramentos ao campo. Qualquer dúvida entre em contato com a Agricitrus, nossa equipe estará pronta para lhe ajudar!



× Whatsapp