Regiões Produtoras de Citros: Paraná

O Brasil é o maior produtor e exportador de laranja do mundo. Dados do último ano mostram que nosso país foi responsável por 34% da produção mundial de laranjas, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 2021). Esse setor gera um montante de US$ 6,5 bilhões de doláres (CitrusBR, 2020). Mas quais são estados produtores no Brasil? Como a citricultura está distribuída por nossas terras? Vamos abordar esse tema em alguns posts. Hoje vamos falar da citricultura no Paraná.

O Paraná é o terceiro maior produtor de citros do Brasil, e o quarto maior de laranja. Por algumas décadas o estado ficou impedido de produzir por ser foco de algumas doenças relevantes da cultura. Mas a citricultura voltou a ser adotada no Paraná no final da década de 80, viabilizada por pesquisas de instituições públicas e privadas, dentre elas o programa de pesquisa de fruticultura que realizou pesquisas com intuito de controlar o cancro cítrico, seleção de porta-enxertos e copa.

Estudos voltados ao manejo conservacionista do solo proporcionou cultivo na região noroeste do Paraná, devido a se tratar de um solo arenoso e suscetível a erosão. Também as tecnologias e inovações fornecidas pelo mercado visando aumento de produtividade. Nessa região do estado a produção de laranja é a mais relevante. Já no sul, especificamente em Cerro Azul, há uma grande produção de Tangerina Ponkan, sendo responsável por 10% da fruta produzida no país. Além disso tudo, o estado detém clima e distribuição de chuvas favoráveis ao cultivo.

Todos estes fatores citados colocam o Paraná em destaque como produtor de frutas cítricas no Brasil. E fica evidente a capacidade de crescer ainda mais, através de conhecimento, tecnologia, manejo e material de alta qualidade e sanidade. Além do próprio produtor paranaense, reconhecido por sua dedicação e esforço. Dessa forma nos orgulhamos de fazer parte da história da agricultura paranaense e de poder continuar contribuindo com a agricultura brasileira como um todo.



× Whatsapp