Qual a Melhor Combinação de Variedade de Copa/Porta-Enxerto Para Meu Pomar?

Essa é uma pergunta muito recorrente entre os citricultores na hora de definir qual variedade plantar em sua área. Mas a resposta não é tão simples assim, na verdade não há apenas uma resposta correta. Os citros são as frutas mais consumidas no mundo, seja para consumi-las in natura, fazer suco, temperar algum prato, etc… Isso faz com que sua procura seja muito grande, não só por esse leque de opções para utilizá-las no dia a dia mas também por seus benefícios para a nossa saúde.

Mas o início dessa cadeia demanda alguns cuidados e planejamento, já que um pomar pode durar mais que 20 anos. E o maior responsável por toda essa cadeia funcionar é o citricultor. Antes de implementar seu pomar, o citricultor deve avaliar bem o solo e as condições climáticas da sua região. Isso vai ser fundamental para a escolha da copa e porta-enxerto. Também entender qual será o manejo e possíveis pragas e doenças que ele precisará lidar. Além disso, ele deve avaliar como e para onde irá escoar sua produção. Sua produção irá atender a indústria de sucos? Ou ele vai atender o mercado de fruta fresca (mercados, sacolões…)?

Todas essas dúvidas são importantes e devem ser avaliadas antes de encomendar as mudas e preparar o plantio. A Agricitrus tem uma equipe de agrônomos que auxilia o produtor na hora da escolha das variedades. Caso você esteja programando um plantio entre em contato, será um prazer lhe ajudar. Pode ter certeza que com esse planejamento você colherá excelentes frutos!



× Whatsapp