Exportação de Laranja Cresce

O Brasil é um dos principais produtores e exportadores de laranja do mundo. Sua produção vem em uma crescente nas últimas décadas e seu protagonismo no mercado internacional tem sido cada vez mais evidente. Graças à dedicação dos citricultores brasileiros, organização de cooperativas, empresas privadas com investimentos em tecnologia e uma franca evolução em pesquisas realizadas por institutos e universidades. Todos esses fatores têm se somado e construído a citricultura brasileira.

Com essa crescente, a produção brasileira extrapolou o mercado interno e expandiu mundo afora. Ano a ano o Brasil vai ganhando mais o mercado internacional. E esse último ano não foi diferente. O aumento da safra brasileira de laranja em relação ao ano anterior e mais uma queda na produção americana fizeram com que houvesse um aumento significativo na exportação de fruta in natura e suco de laranja. O principal comprador continua sendo a Europa, mas a queda da produção americana fez com que o volume de fruta e suco exportado para a terra do Tio Sam crescesse. Com menor representatividade na compra da fruta produzida no Brasil estão China, Japão e Austrália.

Apesar da diminuição da área plantada e fatores climáticos, a citricultura no Brasil segue aquecida. A expectativa dos analistas e do mercado é um aumento de produção na próxima safra, de 2023/2024. A citricultura brasileira segue crescendo, apesar das instabilidades climáticas dos últimos anos e das doenças que têm avançado e preocupado os produtores, como o HLB. Apesar da leve diminuição da área plantada no Brasil, alguns manejos e avanços tecnológicos têm ajudado no aumento da produção por área.

Fonte: Jovem Pan e CitrusBR



× Whatsapp