Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná

Em 2022 um dos principais institutos de pesquisa do país completa 50 anos. Estamos falando do IDR, antigo IAPAR. O IAPAR foi fundado em 1972 com a missão de prestar um serviço integrado de pesquisa aos produtores rurais. Como o Paraná é um estado referência no setor agrícola, a criação do instituto contribuiu muito com o desenvolvimento de novas tecnologias e variedades das principais culturas (café, milho, soja, laranja, etc…) para produtores aqui do estado e também do Brasil todo.

Em 2019 houve uma fusão da EMATER (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), CODAPAR (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná), CPRA (Centro Paranaense de Referência de Agroecologia) e o próprio IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná). Dessa forma foi criado o IDR, um instituto agronômico que abrange a pesquisa, extensão, assistência técnica, fomento e expansão da agricultura.

A RPC produziu uma reportagem que conta um pouco dessa história do IAPAR e sua relevância para o Paraná e Brasil. Acessando esse link você consegue assistir a matéria completa.

O IAPAR foi fundamental, e continua sendo, para a citrucultura. Através de pesquisas realizadas ao longo desses 50 anos, o instituto foi responsável pelo retorno do cultivo de citros no estado, além de desenvolver e registrar novos cultivares, como a laranja IAPAR 73, muito plantada nos pomares paranaenses. A Agricitrus orgulha-se de estar presente em um estado com tamanha importância na produção agrícola e ser referência na pesquisa e extensão agrícola. Parabéns ao IAPAR por seus 50 anos e por todo o trabalho realizado.

 



× Whatsapp