Consórcio na Agricultura

Você já ouviu falar sobre o consórcio na agricultura? Nada mais é do que aproveitar uma área cultivável com mais de uma cultura ao mesmo tempo. Isso também é possível na citricultura, principalmente em pomares menores. O consórcio é uma maneira inteligente de se aproveitar melhor o terreno disponível, aumentando a qualidade do solo buscando sempre o máximo potencial, além de fornecer fonte extra de renda para o citricultor.

Cultivar plantas nas entrelinhas é muito interessante haja vista que elas, nesse caso, ocupariam espaços que poderiam ser ocupadas por plantas daninhas. Logo os gastos com aplicações de herbicidas diminuem e o uso de agroquímicos também. Além disso a erosão e compactação irão diminuir pois o solo estará coberto. Esta cobertura protegerá o solo no momento de chuva pois a velocidade da gota e o escoamento superficial terão efeitos no solo  minimizados (erosão).

É interessante rotacionar essas culturas pois assim alternam-se os sistemas radiculares gerando descompactação do solo e formação de agregados estáveis mais resistentes a erosão sem uso de maquinas. Esse fator minimiza gastos com diesel, além de aumentar a infiltração de água e disponibilidade da mesma.

Outro benefício é em relação as pragas que castigam nossos pomares de citros. Por exemplo, o girassol é uma planta que atrai insetos, e esse insetos atuam contra algumas pragas da laranja. Bacana não é mesmo? Além de ser uma cultura que se adapta bem a diversas regiões, devido a sua tolerância a baixas temperaturas na fase inicial de desenvolvimento e pela sua capacidade de resistência a déficits hídricos.

Alguns exemplos de consórcio: abacaxi, maracujá, mandioca, girassol, milho, entre outros. A escolha das culturas a serem consorciadas deve obedecer o zoneamento agroclimático e as recomendações adequadas do agrônomo responsável. E qualquer dúvida entre em contato que nosso equipe irá lhe orientar!



× Whatsapp