Frutas Cítricas: Benefícios e Curiosidades

Quem não gosta de um suco de laranja feito na hora? E de uma limonada bem gelada? E que tal encontrar uma pessoa que coma feijoada sem uma laranja para acompanhar, quase impossível não é mesmo? Para consumo in natura, como tempero em carnes e saladas, preparar um belos suco… são inúmeras formas de saborear as frutas cítricas. Por isso esse grupo de frutas são um dos mais populares e consumidos no mundo todo. Mas além do sabor marcante, elas trazem muitos benefícios para a nossa saúde.

As frutas cítricas são ricas em vitamina C, que é um componente essencial na formação do colágeno, proteína que dá elasticidade e firmeza à pele, além de combater os radicais livres e o envelhecimento de nossas células. São importantes também para o fortalecimento do nosso sistema imunológico, que combate infecções, gripes e resfriados. E o ácido cítrico, presente nesse grupo de frutas, ajuda a melhorar a viscosidade de nosso sangue.

As fibras presentes nas frutas cítricas também têm um papel importante para nossa saúde. Elas estão na casca e no bagaço e ajudam na redução do colesterol, além de melhorar o funcionamento do nosso intestino. Consumir seu bagaço após as refeições proporciona saciedade e auxilia na melhor absorção do ferro (resultado da ação da vitamina C), prevenindo doenças como a anemia. Por terem poucas calorias e serem ricas em água, as frutas cítricas também auxiliam no processo de emagrecimento e hidratação do organismo.

Consuma frutas cítricas, além de saborosas são excelentes para nossa saúde!



× Whatsapp