Porta-Enxertos

O produtor de citros constantemente se depara com diversos desafios como doenças, intemperes climáticas, pragas, dentre outros que estão em seu dia-dia, não é mesmo? Mas esses percalços podem ser contornados adotando o manejo mais adequado com o perfil de sua área, entre outras medidas preventivas.

Uma dessas medidas que o produtor pode, e deve, adotar para evitar dores de cabeça e ter uma safra bem vigorosa é escolher bem qual porta-enxerto irá utilizar em suas plantas. O ideal é que o porta-enxerto escolhido tenha afinidade produtiva com a variedade de copa e também que tenha um bom rendimento de acordo com as características de sua propriedade; considerando histórico de doenças, histórico climático, solo, etc.

Benefícios
O porta-enxerto influencia de diversas maneiras a planta. Ele induzirá alterações na variedade de copa, no crescimento, maturação, coloração da casca, teor de açúcar, período de permanência do fruto na planta, transpiração das folhas, entre outras características. Além de poder influenciar na resistência a seca, absorção de nutrientes e melhor adaptação a determinada classe de solo, resistência a geada, doenças e pragas, fertilidade do pólen, transpiração das folhas e algumas outras questões de ambiente.

Variedades
Um dos porta-enxertos mais utilizados hoje em dia é o Citrumelo Swingle. Ele apresenta características como resistência a diversas doenças do citros, dentre elas a gomose, uma das doenças que atrapalha muito os produtores. Ele também tem uma boa resistente a temperaturas mais amenas. Ele pode ser utilizado com todas as variedades, apenas a Laranja Pera que ele não tem compatibilidade.

Já a variedade Limão Cravo apresenta grande resistência a seca (muito indicado para solos mais arenosos) e produção precoce e vigorosa. Variedade de porta-enxerto rústico e sua limitação é a suscetibilidade a algumas doenças. Não tem restrição a nenhuma variedade de copa, podendo ser utilizado com todas.

Um porta-enxerto que também é utilizado é o Flying Dragon, que tem por principal característica a indução de planta de porte pequeno, facilitando os tratos culturais e a colheita. Dessa forma o produtor consegue plantar mais adensado e consequentemente ter mais plantas na área. Esse porta-enxerto é quase que exclusivamente utilizado com a copa de Limão Tahiti e em áreas com irrigação, por ser muito suscetível a seca.

Esses são alguns dos porta-enxertos mais utilizados na citricultura, mas existem outros tantos com características específicas. Por isso é muito importante conversar bastante com o agrônomo responsável e a equipe técnica do viveiro antes do plantio para que você tenha um pomar saudável e duradouro. Mas lembre-se, o trabalho pós plantio é fundamental para que a variedade de copa e porta-enxerto escolhida potencialize suas caraterísticas positivas e neutralize suas negativas. Bom plantio!

 



× Whatsapp