Laranja Pêra

A Laranja Pêra, também conhecida como Pêra Rio, Pêra Coroa, ou simplesmente Pêra, pertence a classe das laranjas doces comuns e é a variedade mais plantada no Brasil. Ela ganhou muita popularidade por aqui pois seu fruto é excelente tanto para consumo in natura quanto para preparo de doces e sucos.

Mas por que o nome Laranja Pêra?
Ela ganhou esse apelido pois o formato do fruto lembra o de uma Pêra mesmo, um formato um pouco ovalado. Além disso ela tem algumas características interessantes que se destacam: tamanho médio dos seus frutos, coloração alaranjada, casca lisa, pouca acidez e poucas sementes. Aqui no Brasil ela inicialmente foi identificada primeiro na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. Depois alguns produtores a levaram para o estado de São Paulo onde se popularizou. Hoje ela é cultivada em todas as regiões produtoras do país.

A Laranja Pêra é muito importante economicamente, porque além de atender nosso mercado interno ela também é exportada. EUA e Europa são seus principais destinos. Por ser uma fruta de meia estação, colheita realizada de junho a setembro, ela atende bem o mercado do hemisfério norte nessa época pois é verão lá e há um aumento do consumo de frutas cítricas.

E você, gosta da Laranja Pêra? Ela é uma delícia mesmo. Aproveite essa época do ano, logo logo sua colheita acaba e pra encontrar ela no mercado só ano que vem!



× Whatsapp