Épocas de Colheita

A citricultura é de grande importância para o Brasil, na qual coloca o país em posição de destaque como maior fornecedor de suco de laranja no mundo. Mas além do suco, existem outros produtos que também possibilitam acrescentar valor de mercado para esta fruta, como por exemplo o consumo dela in natura, utilizá-la para fazer geleias e pratos doces, licores, óleos essenciais, entre outros subprodutos.

Quando você chega em um pomar de laranjas é possível sentir o cheiro característico da fruta, pois exala um perfume no qual é capaz de atrair abelhas que estão à procura de seu néctar. E esse aparecimento de abelhas no pomar indica que em breve chegará os frutos. Mas como saber qual o momento correto para colheita em sua propriedade? Para isso o primeiro passo é entender sobre o ciclo da cultivar plantada. São três tipos de ciclos: precoce, meia estação e tardia. Para as cultivares com características de precocidade teremos a safra entre os meses de Março e Abril. Já para as cultivares de meia estação a safra fica entre os meses de Maio e Julho. E para as cultivares tardias seu ciclo de colheita vai do mês de Agosto e dura até o fim do ano, podendo chegar até o inicio do ano seguinte.

O aspecto relacionado ao período de safra é importante para se definir toda a cadeia de produção de um pomar, podendo assim ser definido os melhores momentos para se realizar aplicações de produtos e podas – manejo – conforme a necessidade da cultura. Outra importante relação com o período de colheita é a adoção de estratégias que possibilitam obter frutos durante o ano todo, fazendo assim o plantio de diferentes cultivares com diferentes ciclos. É importante lembrar que a indústria para qual será destinado esse produto sempre irá se basear no período de colheita dos frutos.

Como exemplo de cultivares precoces podemos destacar a Valência Americana, Rubi e IAPAR 73. Já a Laranja Pêra domina a meia estação, sendo a principal variedade colhida nessa época. E por fim, exemplos de cultivares de ciclo tardio: Valência, Natal e Folha Murcha. Existem outras variedades que se encaixam nesses três ciclos, mas aqui destacamos as principais cultivadas no Brasil.

Chegou a hora de escolher a cultivar mais adequada para seu pomar? Entre em contato para conversarmos sobre o assunto!



× Whatsapp