Citricultura: Sua Força no Brasil e no Mundo

A história da citricultura está interligada diretamente com a história do Brasil. Pouco depois da descoberta do Brasil já foram introduzidas as primeiras sementes de laranja doce nos estados da Bahia e de São Paulo. Como o país oferecia as condições favoráveis para o bom desenvolvimento da cultura, foi muito satisfatória a experiência de produção dos primeiros frutos.

Mas no âmbito comercial, a cultura só veio a ser implantada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia a partir do ano de 1930. Posteriormente o plantio de citros foi ganhando novas áreas em diferentes estados. Atualmente o estado no qual se destaca por uma alta produção e de alta qualidade é o estado de São Paulo, mas Minas Gerais, Paraná e Bahia também participam com relevantes áreas produtoras.

O Brasil se destaca como um grande produtor de frutas cítricas, em especial as laranjas, tangerinas, lima ácida e o limão. As laranjas são responsáveis por alimentar um importante setor, o de produção do suco da fruta. Desse total do suco produzido aqui, 97% é destinado à exportação, fazendo assim com que o país produza mais da metade do suco consumido mundialmente. A exportação do produto produzido no Brasil é absorvida principalmente por três grandes mercados: o estadunidense, europeu e o canadense. Dessa forma a qualidade das frutas cítricas produzidas em solo brasileiro é reconhecida em boa parte do mundo.

Com a chegada da pandemia do COVID19, o setor da citricultura observou um aumento na demanda da fruta e seus produtos derivados. Isso não foi por acaso. As frutas cítricas são ricas em vitamina C, que auxilia e fortalece as defesas naturais do corpo porque contém antioxidantes que combatem os radicais livres, que quando se encontram em excesso no organismo favorecem a instalação de algumas doenças.

As frutas cítricas têm um papel muito importante em nossa economia, são as frutas mais populares na mesa dos brasileiros e são fundamentais para a nossa saúde!

 



× Whatsapp