Propriedades Citrícolas Possuem 182 mil Hectares de Floresta Preservada

A Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus realizou um estudo inédito na citricultura, a quantificação das áreas dedicadas à preservação da vegetação nativa e da biodiversidade existentes nas propriedades citrícolas de São Paulo e Triângulo e Sudoeste Mineiro, que revelou que as áreas verdes totalizam 181.750 hectares. Nessas mesmas propriedades, a área destinada à citricultura soma 459.058 hectares, o que significa que há um hectare dedicado à preservação ambiental para cada 2,52 hectares de cultivo de citros.

“Pela primeira vez, foi possível dimensionar a contribuição ambiental da citricultura, que é muito expressiva. Esse patrimônio preservado mostra que a citricultura brasileira possui um compromisso com a sustentabilidade ambiental”, diz o gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres.

O coordenador da PES, Vinícius Trombin, explica que a perenidade da citricultura favorece a preservação da flora e fauna, criando condições favoráveis para a instalação da vida animal. “As árvores de citros têm vida produtiva de cerca de 20 anos, então não há movimentação intensa da terra com frequência, e o sistema de cultivo demanda baixo trânsito de equipamentos invasivos, fatores que tornam as matas ambientes estáveis e seguros para os animais”, esclarece. “A fruticultura oferece ainda alimento para pássaros e pequenos animais”, acrescenta.

Matéria originalmente publicada pela Fundecitrus, para ler na íntegra clique aqui.



× Whatsapp